O peeling clínico é um tratamento que permite renovar as camadas mais superficiais da pele e deste modo atenuar as manchas, o acne e as rugas finas. O peeling clínico é feito através da aplicação de ácidos sobre a pele para retirar as camadas danificadas e promover o crescimento de uma camada lisa, podendo ser feito para eliminar manchas e linhas de expressão, por exemplo.

 

De acordo de com a região a tratar, a técnica de peeling clínico pode variar, sendo os principais tipos:

 

  • Peeling clínico superficial: remove a camada mais externa da pele, adequado para clarear manchas e retirar marcas de acne ou rugas superficiais;
  • Peeling clínico médio: são utilizados ácidos (ácido glicólico, ácido salicílico, ácido tricloroacético) e agentes químicos que removem a camada externa e média da pele, sendo utilizado para tratar acne e rugas mais profundas;
  • Peeling clínico profundo: remove as camadas de pele até ao nível interno, sendo recomendado para casos de pele danificada pelo sol e outras cicatrizes, como as de acne ou acidentes.

Quais os benefícios do peeling clínico?

Entre os principais benefícios do peeling clínico destacam-se a redução das cicatrizes de acne e de acidentes, a renovação das camadas de pele, melhorando a sua aparência, a redução das manchas derivadas da idade ou do sol e a eliminação de rugas e linhas de expressão.

Esse tipo de tratamento também reduz a oleosidade da pele, aumenta a produção de colagénio, e previne o aparecimento de cravos e borbulhas. Os resultados do peeling clínico dependem do tipo de peeling, se superficial, médio ou profundo, e das características de cada pele, sendo o resultado mais satisfatório em peles mais claras.

Qual o procedimento do peeling clínico?

 

Antes de realizar este procedimento é necessário fazer uma preparação cerca de 15 a 30 dias antes, através do uso de um creme indicado pelo dermatologista. O peeling clínico pode ser realizado com produtos como ácido retinóico, ácido glicólico, fenol ou ácido salicílico, devendo ser mantido na pele entre 5 a 30 minutos, para que comece a descamar, permitindo a sua queda e o surgimento de uma nova mais macia, lisa e uniforme.

 

Quantas sessões são necessárias?

 

O número de sessões para a realização do peeling clínico depende de muitos fatores, como por exemplo o tipo de pele, grau de envelhecimento, fototipo e resultado esperado. Mas por norma 1 a 6 sessões, costumam ser suficientes, consoante a necessidade e expectativa do paciente.

 

O peeling clínico é doloroso?

Geralmente, o peeling não é um tratamento doloroso, mas é normal sentir algum desconforto, consoante a profundidade do peeling realizado. O peeling superficial é bem tolerado, sentem-se apenas umas picadas leves que desaparecem assim que o produto for retirado. No caso dos peelings médios, pode sentir-se algum desconforto ou sensação de ardor, mas normalmente é breve. No caso dos peelings mais profundos, estes são geralmente realizados com anestesia pelo que não se sente qualquer dor no decorrer do procedimento. 

 

Quais os cuidados a ter, após o peeling clínico?

Após o peeling clínico, a pele fica muito sensível e, por isso, é de evitar a exposição ao sol e tocar na área tratada. Além disso é importante usar filtro solar de 4 em 4 horas, usar cremes hidratantes para manter a pele saudável e prevenir o aparecimento de manchas e de outros danos. É recomendável lavar a pele tratada com um sabonete neutro, para não causar irritação além de ser indicado borrifar água termal na região tratada para acalmar a vermelhidão e ardor.
Caso a irritação na pele permaneça, o melhor a fazer é visitar o profissional que realizou o tratamento.

Qual é o tempo de recuperação após o procedimento?

O regresso às atividades normais é uma questão pessoal. Embora os peelings superficiais/médios não exijam repouso como acontece com as cirurgias, nem todas as pessoas se sentem confortáveis em voltar ao trabalho no dia seguinte pois a pele poderá estar avermelhada e a descamar. No caso dos peelings profundos, estes exigem tempo de recuperação, geralmente de 1 a 2 semanas. Independentemente do tipo de peeling realizado, os cuidados devem ser redobrados no que toca à exposição solar.

Na Clínica Asisa temos ao teu dispor o tratamento de peeling clínico e protocolos ad hoc para tratar a acne, estrias e manchas na pele. Visita-nos e descobre qual o ideal para ti.

Preenche o formulário com os teus dados e questões. Entraremos em contacto com a maior brevidade possível.

Insira os seus dados e questões no formulário em baixo. Entraremos em contacto consigo o mais brevemente possível.